quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Treinar Vs Malhar


Bom, todos já estão cansados de ouvir estas duas palavrinhas; treinar e malhar. Porém as duas não buscam o mesmo objetivo. Existem milhares de pessoas a procura de um corpo perfeito, porém, quanto mais perto da perfeição, maior será o desafio. Para os praticantes de musculação que malham, apenas vê isso com uma impossibilidade, mas a pessoa que leva o treino de musculação a sério verá que quanto mais difícil, mas gostoso é, em se obter resultados.

Neste tópico vou procura explicar esses termos que se entrelaçam e confunde a cabeça de muita gente por aí nas academias. Em primeiro quero dizer que cada um possui uma estrutura genética que a principio pode ser limitada, mas isso não tem nada a ver com desistir de um foco, um sonho, ou até mesmo de uma vida. 

Quando se fala em malhar, essa palavra não é bem vista para aquelas pessoas que levam suas horas dentro de uma academia a sério, pois existe muita diferença entre malhar e treinar. A pessoa malha quando vai para academia fazer alguns exercícios para o corpo, mas talvez por não ter um instrutor decente ou até mesmo por vontade própria vive trocando aquelas conversas sem sentido dentro da academia. 


Estas pessoas não têm tempo para iniciar seu treino e muito menos em terminar-lo, pois a conversa alheia, a paquera pela aquela aluna novata faz com que essas pessoas deixem de ter um resultado, daí começa se ouvir criticas alheias do seu próprio corpo e de outros atletas que se dedicam.

Agora treinar é a arte de descobrir o seu limite e saber que pode desafiá-lo. O atleta que treina a sério fica menos tempo dentro de uma academia, treina pesado e durante o treino não conversa ou apenas fala o necessário, pois precisa de foco e a cada repetição que é executada em uma série, existe uma pura concentração.

Treinar posso lhe afirma que é quando um atleta, uma criança, um jovem, um idoso, etc. Seja qualquer que seja tem algo na mente, tem algo para conseguir, uma meta pra ser batida um objetivo para ser superado, ou até mesmo, um resultado esperado. A diferença que quem treina, vai saber superar a dor, o medo e acima de tudo nunca perderá o foco.

Infelizmente as pessoas que vão para academia malhar possuem apenas algo na cabeça, ter um corpo bonito para exibir no verão, para ir para uma boate, ou até mesmo para exibir. Porém quando chegam um pouco próximo do esperado, desistem, pois não suportam disciplina, dor, seriedade. 

As pessoas têm que colocar uma coisa na cabeça, a vida sempre vai existir dificuldades, barreiras, seja na musculação ou no cotidiano profissional, haverá sempre dois caminhos, o fácil e o difícil. Não se afobe, o difícil é o mais correto de seguir, pois nada começa do topo.

Essa postagem não é pra criticar quem malha, mas sim para que este conscientize e respeite aqueles que treinam, pois estes surpreenderão as pessoas em sua volta com resultados positivos, graças a sua dieta, sua determinação e seu conhecimento sobre si. 

Que todos saibam que para ter um objetivo alcançado na musculação não é tomar anabolizantes ou então treinar a mais ou a menos, mas sim, conhecer seu corpo, alimentar mais, descansar mais e treinar com muita intensidade e aprender a superar desafios. Este é o caminho dos vencedores, mas aqueles que malham apenas irão fazer os donos de academia ficarem mais ricos.

Bom, termino por aqui e até breve com mais novas postagens. E mandem suas dúvidas, terei o maior prazer em lhes ajudarem.

9 comentários:

  1. Ficou massa o blog...
    Parabéns e sucesso.
    Cack

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já estava compreendendo a diferença entre malhar e treinar, mas depois lendo a matéria, tive certeza. antes eu só malhava, o foco não era somente no meu objetivo, mas agora estou decidido a treinar, faço musculação a mais ou menos três anos,no ínicio pesava 59 kg, agora estou com 64/65 kg. o meu objetivo é 71 kg, estou melhorando a minha alimentação, meus treinos e buscando conhecimento, sei que o meu biotipo não ajuda muito,(ectomorfo), mas também sei que se eu fizer um bom trabalho, terei um ótimo resultado, pois possuo zero de gordura...só tenho dúvidas em relação a exercícios a serem feitos e quantidade de séries e repetições, sei que tenho que trabalhar com menos repetições e mais peso, pois meu objetivo é hipertrofia... gostaria de saber em média quantos exercícios devo fazer para cada músculo ( ou grupo muscular)quantos exercícios por treino?alguma sugestão de treinos, já que treino 5 vezes por semana será bem vindo. agradeço por me retornar...gostei muito da matéria...

      Excluir
    2. Caro amigo, não quis se identificar?! Depois seja um membro do blog. Ok?! Mas te respondendo.
      Bom, a genética manda em muitas coisas e que bom que esta compreendo o malhar do treinar. Gosto de dizer que malhar é para os " frangos" e algumas mulheres. Pois malhar é a pessoa ir para academia para ganhar um corpo bonitinho para querer aparecer no carnaval, para uma balada, ou seja, coisa de momento, logo esta mesma deixa de frequentar academia.
      Agora treinar não! Treinar é ter compromisso que nem você falou, é ter resultados e gostar do que faz e por aí vai.
      Em relação a você ser hectomorfo, existe um ponto bom que você queima gordura rápido e pode comer de " tudo", com algumas excessões. A melhor maneira de um hectomorfo ter resultados é treinando com intensidade com poucas repetições e uma excelente alimentação e um excelente repouso.
      O número de músculo há ser treinado por dia pode variar. Eu opino por três a quatro músculos grandes e três pequenos. Mas que nunca se repita os exercícios mesmo por concidência de um dia para o outro.
      Exemplo, no dia que treinar bíceps, não legal treinar com costa, mas caso treine, que seja os dois juntos. E nunca costa hoje e bíceps amanhã, pois quando treina o dorsal, você acaba exercitando o bíceps.
      O melhor é: Costas e triceps, Peito e Bíceps, pernas e ombro mais anti braços. E não tem necessidade de treinar todos os dias. Treine com intensidade um dia sim, o outro você descanse e assim vai.
      Esperto ter te ajudado.

      Excluir
  2. tbm não curto essas pessoas bagunceiras na academia. treino é treino e o resto é lixo.
    boa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!
      Treino é sagrado sempre foi e sempre será...
      Conversar só no psicólogo...
      Abração.

      Excluir
  3. ola! eu tenho 18 anos peso 51 kg e 1,65 de altura! me acho magra demais, mas nem sempre foi assim... eu pesava 60 kg mas nao era gorda era bem distribuida a minha massa corporal! eu nao entendo muito desses suplementos, ja tomei varios tipos de remedios,buclina, complexo b, tongifort,etc. nenhum deu resultado, vc poderia me da uma sugestao de suplementos ou comprimidos? queria voltar meu corpo de antes! desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Ola Verônica Dotti!
    Seja bem vinda sempre! Aqui no Hipertrofia - Máxima;
    Agora vamos lá! Bom, pelo que vi você deseja aumentar seu peso, mas de uma maneira sábia e qualificada. E isso aí! Porém, cada um possui um fator que influência muito tanto na parte de ganhar peso como em perder peso. A genética! Cara Verônica!
    Utilizar vários suplementos infelizmente não ira fazer você ganhar peso de uma hora para outra, mas você tem que ser animada e paciente. Duas matérias interessantes que postei aqui no blog e vai te ajudar muito, as quais são: Geneticamente Treinando e Psicologicamente Treinando.
    Você já deve ter ouvido aquela frase: “-Você é o que você come!”. Esta frase tem muito sentido. Você dedicou muito tomando suplementos, talvez não tenha obtido êxito, pois focou a atenção no item errado. Focalize primeiro na alimentação, depois sim os suplementos.
    Alimente-se em intervalos pequenos, no máximo em 3 em 3 horas. Programe uma ficha de alimentação com os horários certos para se alimentar, caso não consiga montar sua própria ficha, te indico um nutricionista. Se ainda fizer musculação, o suplemento que te indico tomar para te ajudar ganhar massa muscular magra é o Whey Protein. Use-o logo após atividade física e tome uma glutamina para evitar que perca peso, essa você usa até 30 minutos antes do treino.
    Espero ter ajudado, mas poste aí sua evolução. Estou aqui para ajudar. Se ainda ficou com dúvida, estou aqui para acabar com “elas”.
    Abração.

    Por Anderson S. Silva
    ADM

    ResponderExcluir
  5. aew rapá blz,
    gostei do blog e da diferença entre treinar e malhar,
    teria como vc me falar sobre, Conceitos da musculação.
    Explicar os conceitos e componentes do treinamento...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu caro Jailson.

      Tudo jóia? Fico feliz em saber que gostou do blog e também curtiu uns dos posters. Tem muita coisa boa nesse meu blog, fique a vontade para aprender e ensinar. Aqui todos são bem vindos no intuito de aprender.

      Bom, você me pediu para dizer sobre conceitos da musculação, quem sou eu, para o próprio momento fazer uma tese e descrever tudo sobre conceitos e e componentes de treino. Por enquanto não tenho esta autonomia, mínha área é resultados, bem estar, relacionado ao bem humano, ou seja, fisioterapêutica até o presente mais experiência de vida.

      Vou ser o mais resumido possível Jailson. A musculação nada mais é que um meio de ginástica no qual tem por seu objetivo zelar em primeiro pela saúde, bem estar, condicionamento físico, etc. É amplo o mundo da musculação e suas raízes de resultado vai desde ajudar na estrutura física como psicológica. Embora a musculação atenda toda raça humana pelos seus critérios, deve ser respeitado a capacidade individual de cada indivíduo. Exemplo: O que é bom para você, nem sempre vai dar o mesmo resultado para mim.

      Portanto, caro colega, treinar é uma coisa onde você tem um foco e uma meta onde chegar. Um conceito importante e notável é, um atleta para lutar em uma modalidade inferior da sua, logo precisa perder peso, ou vice versa. Acontece muito em academias no mundo todo, jovens, velhos, adultos, etc., que " torram" seus dinheiros pagando personais, mas que infelizmente não vão chegar há lugar algum.

      Resumidamente Jailson, ter sucesso na ginástica, no caso, na musculação é ser rigoroso com sua mente as vezes, fechar a boca na hora certa, é saber que se você for para academia ficar brincando de levantar peso, esta fazendo bem a saúde? Sim, mas não o suficiente para te dar bem estar. Fiso desiludido que os profissionais de hoje, só pensam em ganhar dinheiro e iludem seus clientes. Não existe mágica, conceito de treinamento é em primeiro lugar, determinação, segundo, alimentação, depois levantamentos de peso. Básicos, simples, comuns, não importa, o que vale é conhecimento de sua matéria.

      Fico por aqui, esse assunto é muito grande, prometo se você virar um membro do blog, faço uma matéria em especial a essa sua dúvida.

      Aguardo seu retorno.


      Anderson S. Silva

      Excluir

Sejam bem vindos para postarem aqui suas idéias e sancioanar suas dúvidas. Quanto mais melhor.
Abração.

Anderson S. Silva