segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A verdade no pé da letra



A verdade no pé da letra

Treinar todos os dias irá fazer meus músculos crescerem? A resposta é não. Não há nada que se comprove que o treino de musculação feito todos os dias vai te privilegiar com um corpo deslumbrante e bastante volumoso em critério de massa muscular e definição, pois até mesmo os atletas de fisiculturismo precisam de descanso para enfrentar mais um dia de treino.


Existem séries perfeitas? Novamente a resposta é não. Se existissem séries perfeitas, hoje, teríamos pelas ruas só pessoas com físicos avantajados e todos bem musculosos, seria fácil de mais ser um fisiculturismo profissional e as disputas seriam sem sentido. Então nunca tente imaginar ou procurar uma série perfeita, somente com o conhecimento do próprio corpo, veras uma boa adaptação e um ótimo resultado.

Quanto tempo deve descansar entre cada série dos exercícios? Bom, também é um critério a parte, pois, existem maneiras e adaptações diferentes para cada pessoa. Um atleta, por exemplo, que visa tirar o máximo da musculatura trabalhada, executando o exercício até a fadiga muscular, esse descansará bem pouco, uns 20 a 40 segundos. Vai depender de intuito e neste procedimento teremos mais é um ganho de qualidade do músculo, sustentação, simetria e definição. Entre outros casos para o aumento de massa muscular sem se importar tanto com a qualidade, digamos que a cada série executada, a pessoa retornará a fazer o exercício quando se sentir bem num intervalo mais longo que pode varia de 2 a 5 minutos aproximadamente.


O que é Overtraining? O Overtraining é ocasionada devido o excesso de exercícios. A ansiedade em ter grandes músculos, a ambição de dar o melhor de si nos treinos pode acarretar neste grande inimigos dos atletas, profissionais, amadores, etc., gerando assim ao invés de crescimento da massa muscular, acontecerá à perda da mesma. Isso ocorre devido à sobrecarga de exercícios, a uma alimentação equivocada e principalmente a falta de descanso.

Quantas vezes se devem treinar na semana? Isso é relativo, vai depender de resultados. Para indivíduos que buscam a hipertrofia, não tem necessidade de treinar todos os dias, bastando apenas fazer seus treinos com maior intensidade e tempo não prolongado. 


A cada músculo treinado dê um intervalo de aproximadamente 48 horas.
Como evitar o overtraining? Não há nenhum remédio ou receita eficaz. Concentre no seu objetivo e não esqueça que além de seus treinos pesados e concentrados, você tem uma vida pela frente. Vigorexia ou overtraining acontece quando a pessoa pensa apenas em crescer os músculos, nunca está satisfeito com seus ganhos e a maioria já possui um ótimo físico, mas não consegue ver isso, e enxergam-se no espelho sempre com uma imagem distorcida.



Quais os sintomas do Overtraining?

·         Cansaço anormal
·         Irritabilidade
·         Falta de vontade de malhar
·         Perda de apetite
·         Perda de força
·         Contusões e resfriados freqüentes
·         Dores de cabeça
·         Sede anormal
·         Insônia
·         Tremor nas mãos
·         Depressão
·         Ansiedade


Se por acaso você tem algum desses sintomas, fique esperto e não deixe de pedir ajuda. No pain no gain a todos.

Anderson S. Silva

4 comentários:

  1. Caraca! Overtraining é o mesmo de vigorexia!?! putz...
    Bacana véeeeeiiii... Esse site...
    Doideira cara.
    PA-RA-BÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade overtraining não é o mesmo de vigorexia popularmente falando.
      Bom vigorexia é aquela gula por treinar e treinar, ter resultados bons, porém o dono do próprio corpo não percebe isso. Entendeu?

      Agora Overtraining é o excesso de treinamento por opção do próprio atleta ou por uma ficha de treinamento inadequada. Grande números de atletas profissionais e amadores cometem esse erro.

      Espero que possa ter colaborado com todos.

      Excluir
  2. anderson tenho em minha mente, treinar no meu máximo, pego pesos elevados pelo meu porte físico, principalmente para membros infeirores, as vezes apareçe alguns sintomas de overtraning, como ansiedade e sede, principalmente depois do treino, quando vou dormir tomo muita água durante a noite, isso requer atenção? meus treino as vezes passa de uma hora, é muito tempo? como posso fazer para treinar pesado e não correr o risco do catabolismo muscular? agradeço por me ajudar...e parabéns pela post.

    ResponderExcluir
  3. Bom, infelizmente não se identificou. Vou chama-lo de amigo. Bom amigo, treinar com verocidade é ótimo desde que o treino esteja certo.
    Quanto mais seriedade no treino, melhor o resultado. Em relação aos membros inferiores é muito importante focar neste e geralmente para se ter pernas " grandes", tem que existir um estímulo maior, pos os membros inferiores suportam nosso peso o tempo todo.
    Sobre o overtraining lhe digo que, as pessoas não tem overtraining por treinar pesado, elevando muita carga, etc. Mas se comete overtraining quando a pessoa exagera na quantidade de exercícios. Entendeu?
    Uma dica, cuidado com os pré treinos. Realmente eles são fantásticos, mas nos dão tanto gás que dá vontade de fazer uma repetição extra. Daí que começa a falha.
    Sobre o tempo de treinamento, não é bom passar de 60 minutos. E a maneira de treinar pesado e diminuir o catabolismo, é primeiramente treinar certo, descansar mais no pós treino e comer bem.
    Sobre o seu consumo de água. Só não é legal se alimentar, tipo, almoçar ou jantar e tomar líquido tudo junto, isso vai fazer seu estômago dilatar. O fato de você beber muita água é por que não esta se hidratando o suficiente. Quando você treinar você transpira, nesse processo você perde água do corpo. O corpo humano é de aproximadamente 60% de água, logo você tem que manter sempre hidratado para até mesmo evitar o catabolismo e ajudar aumentar a massa muscular.
    Esperto ter ajudado.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos para postarem aqui suas idéias e sancioanar suas dúvidas. Quanto mais melhor.
Abração.

Anderson S. Silva