terça-feira, 19 de março de 2013

Carboidratos verdades ou mentiras! O mito que não se cala.


                      
Desde cedo ouvimos aqueles boatos que ingerir carboidratos engorda. Certo ou errado? Mito ou verdade? Existem muitas coisas para serem pensadas. Muitos preferem falar sobre teorias, outros generalizam mais esse assunto. Porém eu falo que comer carboidrato pode engordar assim como comer qualquer proteína ou vice versa. O parâmetro é: Comer certo e ser esperto.

Não adianta ficar neurótico dizendo comer carboidratos vai ganhar barriga, principalmente os amantes da musculação. O carboidrato é fonte de energia para o corpo e precisamos deste elemento para sobreviver, pois sem energia nas células, não há vida.

                                                           fig.1, autor desconhecido.

Outra coisa que as pessoas também não sabem é que até mesmo as gorduras são essenciais para nossa sobrevivência. Apesar de o carboidrato também ser uma fonte de energia, a gordura, digamos que é uma fonte de energia mais calórica e, portanto consegue fornecer mais energia que um simples carboidrato.

fig.2, amostra de alguns ítens que contém gordura.Autor desconhecido.


Geneticamente falando, quando a mulher fica grávida, existem muitas coisas relacionadas com o desenvolvimento da criança. Preciso que vocês viagem comigo para estas informações novas para terem um conhecimento amplo de carboidratos, gorduras, etc. Se a mãe tem uma boa alimentação, com base de nutrientes proteicos como proteínas, carboidratos, gorduras entre outros. Chamaremos esta criança de saudável e terá a sigla: AIG ( ADEQUADO PARA IDADE GESTACIONAL). Logo, esta criança teve todos nutrientes necessários para sua formação e desenvolvimento e após o parto, o leite materno será fundamental pois terá proteinas, gorduras e carboidratos para ajudar no seu crescimento.

Resumindo, para a formação do embrião até o feto, a gordura deverá este presente na alimentação da mãe, pois a criança em sua barriga precisara para sua formação e para que não haja risco de anomalias. Isso por que a mielina substancia presente no cérebro, precisa de muitos lipídios para que o corpo tenha um meio de condução de estímulos mais rápido.

Então posso lhes afirmar que não adianta querermos tirar do cardápio os alimentos ricos em carboidratos e gorduras. O que devemos fazer é apenas controlar o que comemos e evitar o excesso. Se alimentarmos mal, engordaremos ou emagreceremos de qualquer jeito. 

fig.3, amostra de variedades de alimentos ricos em carboidratos. Autor desconhecido.

Agora proteína já é a mais visada pelo mundo inteiro. Todos acreditam que onde exista proteína, significa que há construção muscular de massa magra e que quanto mais, melhor. Se vocês pensam assim, lhes digo que estão errado e muito errados. Até a proteína que ingerimos deve ser balanceada, pois nada que entra para o nosso corpo como excesso, faz bem.

Que todos saibam também que o excesso de proteína pelo organismo agirá como gorduras e apenas fará que seu corpo ganhe calorias extras. A melhor maneira de evitar a barriga saliente é comer certo e na hora certa. De preferências a alimentos saudáveis e poucos gordurosos. Certifique sempre a variedade de alimentos a sua disposição para um cardápio mais eficaz.

Fico por aqui e espero as sugestões de vocês. Forte abraço.


Anderson S. Silva
Santa Luzia/ MG
Brasil



segunda-feira, 18 de março de 2013

A anatomia humana e o exercício

Como vai pessoal? Mais uma matéria no ponto para vocês. Obrigado pelo acesso e ajudem a manterem o blog. Um abração.


O corpo humano é uma maquina perfeita. Isso todos nós já sabemos. Para que possamos caminhar, andar, correr, etc. Precisamos ter uma estrutura firme, os ossos e para que estes se movimentem, é necessário da musculatura. Sem os músculos, mal poderíamos dar um paço ou até mesmo piscar os olhos. 
fig. 1, músuclos principais do corpo, autor desconhecido.

A anatomia tem sido fundamental para o estudo do corpo humano desde tempos atrás. Estudar as estruturas do corpo nos permite interpretar cada passo por vez. Ter conhecimento anatômico é essencial para a prática de atividade física.

Existem muitas dúvidas sobre: “Fulano consegue fazer um exercício e eu não”, Por que ele consegue e eu não? Se eu treinar conseguirei? A resposta é sim e não. O sim, é o fato que tudo que temos uma determinada dificuldades, mas se executarmos treinamento poderemos realiza-lo. O não será a dificuldade e a limitação que cada ser humano possui, ou seja, uns possuem altura maior, logo este poderá alcançar mais fácil à cesta de basquete, uma pessoa de estatura menor, não conseguira.

Os termos mencionados aqui são básicos para levar o entendimento anatômico da individualidade de cada indivíduo. Pessoas altas por exemplos tem o fator genético para isso e poderão estar mais propícia para praticar atividades onde a altura pode as ajudarem muito, mas isso não quer dizer que uma pessoa menor não poderá jogar basquete, vôlei, etc.

Apesar das dificuldades adversas que existe em seres humanos e o meio ambiente. O corpo humano tende a desenvolver estratégias para se adaptar ao novo meio. Assim é no mundo do esporte. Ninguém nasce sabendo. Alguns nascem mais dotados e habilidosos para um determinado esporte, mas isso não quer dizer que se uma pessoa que não teve a habilidade para esse mesmo esporte não poderá aprender e também ser excelente no que faz. Tudo tem seu tempo e seu treinamento.

Outro exemplo, a força muscular. Nas academias existem pessoas que são provadas de uma força incrível e sem fazer uso de qualquer tipo de droga. Esse pode ser um fator genético, pode esta relacionado a alimentação deste indivíduo, pois a base do crescimento é a alimentação rica em proteínas, vitaminas e carboidratos,etc.

 Porém uma pessoa que não tem de inicio muita força, poderá fazer grupos específicos de exercícios para reagrupar áreas criticas que precisam ser estimuladas para conseguirem puxar uma barra, levanta-la e assim sucessivamente. Gosto de dizer que a força de membros superiores esta provinda da pegada, é isso mesmo, das mãos.

A mão humana é nossa pinça viva. Utilizamos os seguimentos dos dedos seguidos de seus músculos e articulações que se prolongam através do antebraço, braço, e assim sucessivamente. Então é preciso ter um treino de antebraço, dica: Máquina punho, flexão de punho com barra, extensão de punho com barra. Esses são dicas de exercícios que vão trabalhar diretamente o punho.

Para termos uma pegada firme, basta começarmos levantando pesos de maneira correta como no agachamento, levantamento terra, rosca direta, etc. Estes são tipos de exercícios onde as mãos, punhos, antebraços entre outros estarão trabalhando em conjunto.

Quero que fique claro que menciono apenas alguns exemplos de exercício para ajudar melhorar em um dos pontos mais críticos na vida de qualquer marombeiro. Agora que também fique claro, a genética é formidável e infelizmente nem todos nascem com boas medidas, mas tudo é uma fase de adaptação, acompanhamento médico, nutricional, fisioterapeuta e qualquer meio que possa analisar essa patologia se for o caso.

Enquanto a posição anatômica para realizar um exercício. Nas academias o professor de educação física esta lá para lhe orienta-lo, mostrar a maneira correta, o movimento correto para fazer o exercício. Mas isso não quer dizer que você deve o seguir bruscamente. Sempre vai existir a Anamnese, pois o que um indivíduo venha a fazer, não quer dizer que este apropriado a fazer também.

É fundamental uma avaliação física de um profissional médico que possa colher todas as informações necessárias para lhe dizer quais exercícios podem ser feitos e quais serão vetados.

Um indivíduo com uma deficiência qualquer no ombro; um exemplo: dores na articulação do ombro que se tornou crônicas. Este não poderá fazer exercícios que force esta área, caso venha a fazer, apenas comprometera a lesão aumentando o grau da gravidade.

Infelizmente nem todos respeitam o limite do corpo. Acredite, o corpo é uma máquina, assim como um automóvel que em constante uso poderá ter uma falhar, o corpo é da mesma forma.

Se o individuo sabe que tem algum desvio de vértebra que futuramente possa vir se agrava e o médico o informou que poderia fazer atividades físicas, mas que nunca sobrecarregue demais a lombar. Logo o mesmo insiste em fazer agachamento, levantamento terra, etc. Com sobre cargas que ultrapassem seu limite, com certeza correra grande risco de ter graves problemas de coluna.

fig. 2. Mulher com lombalgia, autor desconhecido.

Galera! Então fica a dica: O corpo fala com cada um. Faz-se atividade física e sente dor em alguma estrutura óssea, ou um músculo começou a doer com certa anormalidade. Pare imediatamente o exercício, pois há alguma coisa errada. Não confundam fadiga muscular com lesões.

Fico por aqui e um forte abraço!

Att,

Anderson S. Silva
Santa Luzia/ MG
Brasil
18-03-2013.

segunda-feira, 11 de março de 2013

O poder da mente e o treino santo


Ola galera! Perdoe-me a falta de postagem, mas a correria na faculdade não é fácil, mas nunca deixei de responder nenhum membro presente ou participante ligeiro. Esta matéria vou argumentar sobre o poder da mente para um dia de pré-treino e pós-treino.


Fig.1. Atleta segurando um halter a executar um exercício. Autor Desconhecido.

Então: LET’S GO!
A importância da mente é fundamental para se obter um rendimento nos seus treinos. A mente humana tem a capacidade de fazer coisas positivas e negativas. Neste caso vamos falar da positividade em relação a ganhos.
 
 Em matérias passadas, já mencionei a todos os leitores que não existe séries perfeitas e muito menos receita sagrada para ganhar músculos ou perder gorduras. Falei também que fazer abdominais achando que conseguirá um tanquinho de lavar é um mito, pois, somente com dieta e treino aeróbicos, teremos melhores resultados e a abençoada genética vai dizer muita coisa.
Portanto, a mente é enigmática e é um conjunto de ligações físicas e psíquicas. Devemos estar preparado com o cotidiano, pois algo que venha te fazer mal como, estresse, seja uma desilusão amorosa, etc. Tudo isso será capaz de inibir sua evolução. Devemos estar com corpo e mente ambos unidos e voltados para o mesmo caminho.

Como treinar com sanidade mental e ter bons resultados?

 Não é fácil estar com a mente ligada à positividade o tempo todo. Nosso grande mestre Arnold Schwarzenegger em alguns filmes- documentários como “PUMP IRON”, falava sobre o foco.
 
Fig.2. Atleta Arnold Schwarzenegger, executando o exercício supino 35º - inclinado.

E é realmente isso que diferencia em ser um vencedor e um fracassado. Temos a positividade no exercício, no caso a musculação como o foco em bater metas, dar tudo de si. Vemos a negatividade como uma descentralização da objetividade, ou seja, um desencaminhar da mente e do corpo. Logo teremos o fracasso.
Para ganhar músculos, devemos alimentar bem, devemos focar na alimentação e no descanso.


Fig. 3. Ex. de uma variedade de alimentos significativos para uma boa alimentação. Autor Desconhecido


 Nos dias em que sua mente lhe der condições para treinar e seu corpo ainda estiver desgastado pelo treino do dia anterior. Não tem segredo, o descanso é fundamental e sem ele não é possível ter bons resultados.

 Resumindo: Não faça dias de treino quando seu corpo esta esgotado, mesmo que sua mente esteja pronta. O principio da causa, é repouso. Relaxe, ao menos tente, tire uma soneca e desligue da rotina trabalho nesse momento. O descanso do corpo e da mente deve andar lado a lado, caso contrario, o atleta caminhará para negatividade, ou seja, perdas.

Fig.3. Mulher exausta da rotina do dia-a-dia. Autor Desconhecido.

Levantar peso parece ser fácil, mas nem tudo que os olhos veem é verdade. É preciso mais que força para cultivar seu corpo, é preciso inteligência, resumidamente, muito saber. Existem pessoas que não tende a oferecer muito ao corpo em relação a suplementação, mas mesmo assim, o esforço foi tão ciente que consegue resultados muito bons.
 Há aquelas pessoas também que acham que treinar, melhor dizendo, ter o treino santo do dia é fazer as séries corretas e em seguida ir para um bar e encher a cara depois vão ter sucesso. A vida não é assim. Se fosse fácil emagrecer ou ficar forte. Só existiria no mundo beldades. Mas a vida não é fácil para ninguém.
 O ato de fazer qualquer atividade física, seja ela qual for, ativa todos os setores imunológicos do corpo. O ser humano que tem hábito de praticar exercícios físicos estará fortalecendo o sistema imunológico, estimulará o corpo a ter prazer. É isso mesmo que ouviram. A prática de atividade física faz o corpo se sentir melhor, ter prazer, paz, alegria, etc.
 Falando clinicamente, o corpo humano possui certas substâncias chamado enzimas. Estas são meios orgânicos, geralmente proteínas, que ajudam na catalisação de reações biológicas muito lentas e pouco instantâneas, ou seja, as enzimas ajudaram na velocidade. Logo onde existir essas enzimas, perceberemos uma alteração na velocidade-rapidez e menor gasto de energia.
 Tecnicamente, essas enzimas são fatores muito importantes para o organismo, porém elas podem sofrer alterações com uso de medicamentos, más alimentação, etc. Mas com a prática de atividade física, essas enzimas são favorecidas, pois o corpo estará trabalhando, sendo assim, teremos a queima de carboidratos e gorduras para gerar energia.
 Por tanto, o treino santo é todo aquele treino que consiga fazer, não é prejudicial à saúde. Que tenha foco em ganhos e uma mente concentrada, sem estresse. A alimentação é crucial também. Nada de quererem treinar de estomago vazio. Isso faz muito mal e acaba com os ganhos musculares, pois para um pré-treino positivo é preciso estar bem alimentado para durante o treino.
 Durante o pré-treino, procure sempre estar bem alimentado para evitar o déficit calórico. E no decorrer do dia e sempre, evite também ter sede, procure sempre se antecipar. Pois quando o organismo sente falta de água, acredite, já houve a desidratação. Tenha hábito de beber muito água durante todo dia e principalmente em tempos quente.
 E finalizando, é muito importante que antes de qualquer atividade física, se tenha uma avaliação médica com antecedência. Isso por que mostrará os exercícios que poderá fazer e vice-versa. Muitos leitores poderiam ter achados que nesta postagem, veriam algo nunca visto, mas digo a todos:
 - A mente é a capacidade de termos bons resultados. Uma mente boa significa saúde mental e ao relaciona-la com boa alimentação, exercícios físicos, teremos: - UM “SUPER HUMANO”, com sistema imunológico forte e disposto.
  
Agradecimentos

 Fico por aqui e espero que todos gostem da matéria e queria agradecer pelos acessos. Quando puderem, seja também membro do blog. Não é difícil, basta cadastrar um email, criar longin e senha. Ajudem a divulgar essa nossa ferramenta. É gratuita! E qualquer coisa, estamos aqui. Conhecimento sempre é bom.
 Por;

Anderson S. Silva
Santa Luzia/MG
Brasil
11/03/2013