terça-feira, 19 de junho de 2012

Treinar certo é ter bons resultados

O corpo humano foi projetado para se locomover, ter agilidade, porém não foi feito para suportar cargas. A nossa estrutura óssea apesar de robustra, ao se comparada a de outros animais, não é forte o suficiente. O corpo humano é fragil e sensivel até mesmo a pequenos toques.

Porém o que faz o homem interagir nesse principio é a fase de adaptação. No mundo da musculação vemos atletas tanto profissionais como amadores levantar inúmeras cargas. Devemos tudo isso a um aliado fundamental para nosso dia-a- dia. Os músculos.

Se o corpo humanos não foi projetado para erguer cargas, esse é um limite natural do corpo, porém, por outro lado temos o que chamamos de quebra de barreiras, ou quebra de limites, poder da superação, etc. Quanto mais treinados somos, mais nossos músculos serão capazes de primeiramente ajudar no fortalecimento e proteção da estrutura óssea e fazermos que consigamos levantar coisas jamais esperadas.

A fase de exercitar é muito importante para a quebra de barreiras. Quanto mais treinamos, mais nosso corpo será capaz de vencer desafios. Gosto de dizer que treinar certo é ter bons resultados. Isso por que não adianta um jovem pricipiante, nunca ter feito atividade física antes e, logo, inicia-se um treinamento super intensivo com cargas altas. (Isso é tolice).

Observa-se que neste caso, não houve uma adaptação. Sem adaptação não tem resultados e sem resultados não vejo motivação para treinar. Levantar cargas monstruosas não significa que o indivíduo vai ter braços de 50 centímentros, coxas invejáveis, etc. O que vai mandar primeiro é a genética, depois a alimentação e depois o descanso.

A pergunta é?! Então quer dizer que se não tenho genética boa, nunca ganharei musculos?! Errado. Todos nós já temos musculos feitos para adaptar-se a determinados tipos de treinamento. O que vai mandar nesse caso é a viabilidade de cada indivíduo. Um exemplo simples. Uma pessoa com aproximadamente 1,60 de altura não tem uma genética favorável para o basquete, etc.

Bom ter músculos notáveis, vai muito que levantar pesos. Tem que haver o controle do corpo e da mente. Desafiar a sí. Não temer em encarar seus limites. Fazendo a tarefa de adaptação, todos e qualquer um, conseguirá levantar pesos. ( Exceto pessoas portadoras de determinadas doenças).

Portanto, com a fase da adaptação, é possível sim aumentar a carga e acabar com aquela afirmação que o ser humano, a estruta óssea do ser humano não foi projetada para suportar cargas. Sim, teoricamente é a pura verdade, mas quero mostrar nesse texto que,  se a pessoa não tiver nenhum tipo de doença, anomalia, etc. É possível sim vencer qualquer desafios e com a alimentação certa, descanso e treino também certo e sem excesso. Sim com o tempo vai conseguir sim ter um físico admirável.

 Por

Anderson S. Silva
Bel ( Em curso)
Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos para postarem aqui suas idéias e sancioanar suas dúvidas. Quanto mais melhor.
Abração.

Anderson S. Silva