segunda-feira, 18 de março de 2013

A anatomia humana e o exercício

Como vai pessoal? Mais uma matéria no ponto para vocês. Obrigado pelo acesso e ajudem a manterem o blog. Um abração.


O corpo humano é uma maquina perfeita. Isso todos nós já sabemos. Para que possamos caminhar, andar, correr, etc. Precisamos ter uma estrutura firme, os ossos e para que estes se movimentem, é necessário da musculatura. Sem os músculos, mal poderíamos dar um paço ou até mesmo piscar os olhos. 
fig. 1, músuclos principais do corpo, autor desconhecido.

A anatomia tem sido fundamental para o estudo do corpo humano desde tempos atrás. Estudar as estruturas do corpo nos permite interpretar cada passo por vez. Ter conhecimento anatômico é essencial para a prática de atividade física.

Existem muitas dúvidas sobre: “Fulano consegue fazer um exercício e eu não”, Por que ele consegue e eu não? Se eu treinar conseguirei? A resposta é sim e não. O sim, é o fato que tudo que temos uma determinada dificuldades, mas se executarmos treinamento poderemos realiza-lo. O não será a dificuldade e a limitação que cada ser humano possui, ou seja, uns possuem altura maior, logo este poderá alcançar mais fácil à cesta de basquete, uma pessoa de estatura menor, não conseguira.

Os termos mencionados aqui são básicos para levar o entendimento anatômico da individualidade de cada indivíduo. Pessoas altas por exemplos tem o fator genético para isso e poderão estar mais propícia para praticar atividades onde a altura pode as ajudarem muito, mas isso não quer dizer que uma pessoa menor não poderá jogar basquete, vôlei, etc.

Apesar das dificuldades adversas que existe em seres humanos e o meio ambiente. O corpo humano tende a desenvolver estratégias para se adaptar ao novo meio. Assim é no mundo do esporte. Ninguém nasce sabendo. Alguns nascem mais dotados e habilidosos para um determinado esporte, mas isso não quer dizer que se uma pessoa que não teve a habilidade para esse mesmo esporte não poderá aprender e também ser excelente no que faz. Tudo tem seu tempo e seu treinamento.

Outro exemplo, a força muscular. Nas academias existem pessoas que são provadas de uma força incrível e sem fazer uso de qualquer tipo de droga. Esse pode ser um fator genético, pode esta relacionado a alimentação deste indivíduo, pois a base do crescimento é a alimentação rica em proteínas, vitaminas e carboidratos,etc.

 Porém uma pessoa que não tem de inicio muita força, poderá fazer grupos específicos de exercícios para reagrupar áreas criticas que precisam ser estimuladas para conseguirem puxar uma barra, levanta-la e assim sucessivamente. Gosto de dizer que a força de membros superiores esta provinda da pegada, é isso mesmo, das mãos.

A mão humana é nossa pinça viva. Utilizamos os seguimentos dos dedos seguidos de seus músculos e articulações que se prolongam através do antebraço, braço, e assim sucessivamente. Então é preciso ter um treino de antebraço, dica: Máquina punho, flexão de punho com barra, extensão de punho com barra. Esses são dicas de exercícios que vão trabalhar diretamente o punho.

Para termos uma pegada firme, basta começarmos levantando pesos de maneira correta como no agachamento, levantamento terra, rosca direta, etc. Estes são tipos de exercícios onde as mãos, punhos, antebraços entre outros estarão trabalhando em conjunto.

Quero que fique claro que menciono apenas alguns exemplos de exercício para ajudar melhorar em um dos pontos mais críticos na vida de qualquer marombeiro. Agora que também fique claro, a genética é formidável e infelizmente nem todos nascem com boas medidas, mas tudo é uma fase de adaptação, acompanhamento médico, nutricional, fisioterapeuta e qualquer meio que possa analisar essa patologia se for o caso.

Enquanto a posição anatômica para realizar um exercício. Nas academias o professor de educação física esta lá para lhe orienta-lo, mostrar a maneira correta, o movimento correto para fazer o exercício. Mas isso não quer dizer que você deve o seguir bruscamente. Sempre vai existir a Anamnese, pois o que um indivíduo venha a fazer, não quer dizer que este apropriado a fazer também.

É fundamental uma avaliação física de um profissional médico que possa colher todas as informações necessárias para lhe dizer quais exercícios podem ser feitos e quais serão vetados.

Um indivíduo com uma deficiência qualquer no ombro; um exemplo: dores na articulação do ombro que se tornou crônicas. Este não poderá fazer exercícios que force esta área, caso venha a fazer, apenas comprometera a lesão aumentando o grau da gravidade.

Infelizmente nem todos respeitam o limite do corpo. Acredite, o corpo é uma máquina, assim como um automóvel que em constante uso poderá ter uma falhar, o corpo é da mesma forma.

Se o individuo sabe que tem algum desvio de vértebra que futuramente possa vir se agrava e o médico o informou que poderia fazer atividades físicas, mas que nunca sobrecarregue demais a lombar. Logo o mesmo insiste em fazer agachamento, levantamento terra, etc. Com sobre cargas que ultrapassem seu limite, com certeza correra grande risco de ter graves problemas de coluna.

fig. 2. Mulher com lombalgia, autor desconhecido.

Galera! Então fica a dica: O corpo fala com cada um. Faz-se atividade física e sente dor em alguma estrutura óssea, ou um músculo começou a doer com certa anormalidade. Pare imediatamente o exercício, pois há alguma coisa errada. Não confundam fadiga muscular com lesões.

Fico por aqui e um forte abraço!

Att,

Anderson S. Silva
Santa Luzia/ MG
Brasil
18-03-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos para postarem aqui suas idéias e sancioanar suas dúvidas. Quanto mais melhor.
Abração.

Anderson S. Silva