terça-feira, 19 de março de 2013

Carboidratos verdades ou mentiras! O mito que não se cala.


                      
Desde cedo ouvimos aqueles boatos que ingerir carboidratos engorda. Certo ou errado? Mito ou verdade? Existem muitas coisas para serem pensadas. Muitos preferem falar sobre teorias, outros generalizam mais esse assunto. Porém eu falo que comer carboidrato pode engordar assim como comer qualquer proteína ou vice versa. O parâmetro é: Comer certo e ser esperto.

Não adianta ficar neurótico dizendo comer carboidratos vai ganhar barriga, principalmente os amantes da musculação. O carboidrato é fonte de energia para o corpo e precisamos deste elemento para sobreviver, pois sem energia nas células, não há vida.

                                                           fig.1, autor desconhecido.

Outra coisa que as pessoas também não sabem é que até mesmo as gorduras são essenciais para nossa sobrevivência. Apesar de o carboidrato também ser uma fonte de energia, a gordura, digamos que é uma fonte de energia mais calórica e, portanto consegue fornecer mais energia que um simples carboidrato.

fig.2, amostra de alguns ítens que contém gordura.Autor desconhecido.


Geneticamente falando, quando a mulher fica grávida, existem muitas coisas relacionadas com o desenvolvimento da criança. Preciso que vocês viagem comigo para estas informações novas para terem um conhecimento amplo de carboidratos, gorduras, etc. Se a mãe tem uma boa alimentação, com base de nutrientes proteicos como proteínas, carboidratos, gorduras entre outros. Chamaremos esta criança de saudável e terá a sigla: AIG ( ADEQUADO PARA IDADE GESTACIONAL). Logo, esta criança teve todos nutrientes necessários para sua formação e desenvolvimento e após o parto, o leite materno será fundamental pois terá proteinas, gorduras e carboidratos para ajudar no seu crescimento.

Resumindo, para a formação do embrião até o feto, a gordura deverá este presente na alimentação da mãe, pois a criança em sua barriga precisara para sua formação e para que não haja risco de anomalias. Isso por que a mielina substancia presente no cérebro, precisa de muitos lipídios para que o corpo tenha um meio de condução de estímulos mais rápido.

Então posso lhes afirmar que não adianta querermos tirar do cardápio os alimentos ricos em carboidratos e gorduras. O que devemos fazer é apenas controlar o que comemos e evitar o excesso. Se alimentarmos mal, engordaremos ou emagreceremos de qualquer jeito. 

fig.3, amostra de variedades de alimentos ricos em carboidratos. Autor desconhecido.

Agora proteína já é a mais visada pelo mundo inteiro. Todos acreditam que onde exista proteína, significa que há construção muscular de massa magra e que quanto mais, melhor. Se vocês pensam assim, lhes digo que estão errado e muito errados. Até a proteína que ingerimos deve ser balanceada, pois nada que entra para o nosso corpo como excesso, faz bem.

Que todos saibam também que o excesso de proteína pelo organismo agirá como gorduras e apenas fará que seu corpo ganhe calorias extras. A melhor maneira de evitar a barriga saliente é comer certo e na hora certa. De preferências a alimentos saudáveis e poucos gordurosos. Certifique sempre a variedade de alimentos a sua disposição para um cardápio mais eficaz.

Fico por aqui e espero as sugestões de vocês. Forte abraço.


Anderson S. Silva
Santa Luzia/ MG
Brasil



4 comentários:

  1. Amigo,poderia analisar a minha dieta? tenho 25 anos,1.78cm e 110kg.


    10h - Acordo
    Ando 20 minutos em jejum,dando voltas no quarteirão.

    10:20 - Tomo meu Whey Protein e Oléo de peixe

    12h - Almoço
    Como todos os dias arroz integral,frango grelhado geralmente com pimentão e cebola,e alguns legumes e verduras.

    15h - Vou treinar
    Antes de treinar eu como uva passas e uma gelatina light, ou granola.

    No treino eu intercalo aeróbico com musculação,como é minha 2ª semana eu faço 20 minutos de bike,não faço esteira por problemas ortopédicos nos pés.

    16:30 - Pós-treino
    Tomo Whey Protein e frutas(maçã,pera e banana)

    18h - Jantar
    Idêntico ao almoço,só que em menos quantidade,almoço eu como 3 colheres de arroz integral e no jantar duas colheres.

    21 - Preparando para dormir
    Tomo Albumina e óleo de peixe


    Meu objetivo:
    Emagrecer e ao mesmo tempo ganhar musculo,já que para manter a massa magra exige queima constante de gordura,tento comer de 3 em 3h para deixar meu organismo acelerado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, amigo para aprofundar um melhor conhecimento, teria que ter acesso ao nutricionista para fazer um balanceamento da sua dieta calórica de acordo com seu ganho. Portanto, prefiro não aprofundar sobre o assunto. Obrigado mesmo assim.

      Excluir
  2. Esqueci de falar que eu tomo termogênico 30min antes de treinar,2 capsulas de Therma Hardcore Pro.
    Comprei Quitosana mas tem dias que eu não tomo por inibir o óleo de peixe,tomo os dias que eu acordo 8h,geralmente eu acordo 10h.. como a Quitosana tem que ser tomada 30 min antes do almoço(e jantar),o intervalo de 4 horas necessitado fica comprometido,estou pensando e parar de tomar a Quitosana e comprar óleo de cartamo,mas isso seria desperdício de dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora. Relacionando tudo que você me falou sobre alimentação, peso, etc. Bom, em relação a peso e altura, pode ser muito relativo. Se você for um fisiculturista, o peso e altura sua mostraria que era um cara grande e tal.
      Mas você fala que come em três em três horas para acelerar o metabolismo e tal, mas você tem que analisar o que come nesses intervalos de tempo. Atletas utilizam esse meio para ter todos nutrientes para o musculo para evitar o catabolismo.
      Enquanto sua suplementação, para quem quer emagrecer, você esta querendo acelerar as coisas rápido demais e esta usando muito suplemento e óbvio que nao é desse jeito. Evite ficar suplementando só por que um amigo falou, ou outro alguém,Primeiro, conheça seu corpo, depois suplemente. Correr em jejum não é bom, vai fazer seu corpo gastar mais caloria e quando for comer, comerá mais e poderá ter principios de desmaio. Bom amigo, não vou aprofundar no assunto,por mais que ache que esteja comendo certo, para uma pessoa normal que não é um fisiculturista, etc, que almeja emagrecer, você esta ingerindo muita caloria sendo que seu objetivo e perda de peso. Comece reavaliando tudo que esta ingerindo, melhor, procure um nutricionista, pois você toma whey protein, albumina, depois usa queimadores de gordura. Realmente, cedo ou tarde poderá sofrer algum mal nos rins, a vida não é assim. Pense mais antes de agir, espero ter ajudado, mas sua alimentação, esta num ciclo de vício, não é bem assim que funciona. Aprenda sentir seu corpo, dai terá resultado, zele pela saúde e cuidado com suplementos que acelere o coração e o principios dos ganhos é alimentação sábia. Abraços

      Obs: Caso de dúvida, procure um nutricionista para reaver sua alimentação.

      Excluir

Sejam bem vindos para postarem aqui suas idéias e sancioanar suas dúvidas. Quanto mais melhor.
Abração.

Anderson S. Silva