segunda-feira, 11 de março de 2013

O poder da mente e o treino santo


Ola galera! Perdoe-me a falta de postagem, mas a correria na faculdade não é fácil, mas nunca deixei de responder nenhum membro presente ou participante ligeiro. Esta matéria vou argumentar sobre o poder da mente para um dia de pré-treino e pós-treino.


Fig.1. Atleta segurando um halter a executar um exercício. Autor Desconhecido.

Então: LET’S GO!
A importância da mente é fundamental para se obter um rendimento nos seus treinos. A mente humana tem a capacidade de fazer coisas positivas e negativas. Neste caso vamos falar da positividade em relação a ganhos.
 
 Em matérias passadas, já mencionei a todos os leitores que não existe séries perfeitas e muito menos receita sagrada para ganhar músculos ou perder gorduras. Falei também que fazer abdominais achando que conseguirá um tanquinho de lavar é um mito, pois, somente com dieta e treino aeróbicos, teremos melhores resultados e a abençoada genética vai dizer muita coisa.
Portanto, a mente é enigmática e é um conjunto de ligações físicas e psíquicas. Devemos estar preparado com o cotidiano, pois algo que venha te fazer mal como, estresse, seja uma desilusão amorosa, etc. Tudo isso será capaz de inibir sua evolução. Devemos estar com corpo e mente ambos unidos e voltados para o mesmo caminho.

Como treinar com sanidade mental e ter bons resultados?

 Não é fácil estar com a mente ligada à positividade o tempo todo. Nosso grande mestre Arnold Schwarzenegger em alguns filmes- documentários como “PUMP IRON”, falava sobre o foco.
 
Fig.2. Atleta Arnold Schwarzenegger, executando o exercício supino 35º - inclinado.

E é realmente isso que diferencia em ser um vencedor e um fracassado. Temos a positividade no exercício, no caso a musculação como o foco em bater metas, dar tudo de si. Vemos a negatividade como uma descentralização da objetividade, ou seja, um desencaminhar da mente e do corpo. Logo teremos o fracasso.
Para ganhar músculos, devemos alimentar bem, devemos focar na alimentação e no descanso.


Fig. 3. Ex. de uma variedade de alimentos significativos para uma boa alimentação. Autor Desconhecido


 Nos dias em que sua mente lhe der condições para treinar e seu corpo ainda estiver desgastado pelo treino do dia anterior. Não tem segredo, o descanso é fundamental e sem ele não é possível ter bons resultados.

 Resumindo: Não faça dias de treino quando seu corpo esta esgotado, mesmo que sua mente esteja pronta. O principio da causa, é repouso. Relaxe, ao menos tente, tire uma soneca e desligue da rotina trabalho nesse momento. O descanso do corpo e da mente deve andar lado a lado, caso contrario, o atleta caminhará para negatividade, ou seja, perdas.

Fig.3. Mulher exausta da rotina do dia-a-dia. Autor Desconhecido.

Levantar peso parece ser fácil, mas nem tudo que os olhos veem é verdade. É preciso mais que força para cultivar seu corpo, é preciso inteligência, resumidamente, muito saber. Existem pessoas que não tende a oferecer muito ao corpo em relação a suplementação, mas mesmo assim, o esforço foi tão ciente que consegue resultados muito bons.
 Há aquelas pessoas também que acham que treinar, melhor dizendo, ter o treino santo do dia é fazer as séries corretas e em seguida ir para um bar e encher a cara depois vão ter sucesso. A vida não é assim. Se fosse fácil emagrecer ou ficar forte. Só existiria no mundo beldades. Mas a vida não é fácil para ninguém.
 O ato de fazer qualquer atividade física, seja ela qual for, ativa todos os setores imunológicos do corpo. O ser humano que tem hábito de praticar exercícios físicos estará fortalecendo o sistema imunológico, estimulará o corpo a ter prazer. É isso mesmo que ouviram. A prática de atividade física faz o corpo se sentir melhor, ter prazer, paz, alegria, etc.
 Falando clinicamente, o corpo humano possui certas substâncias chamado enzimas. Estas são meios orgânicos, geralmente proteínas, que ajudam na catalisação de reações biológicas muito lentas e pouco instantâneas, ou seja, as enzimas ajudaram na velocidade. Logo onde existir essas enzimas, perceberemos uma alteração na velocidade-rapidez e menor gasto de energia.
 Tecnicamente, essas enzimas são fatores muito importantes para o organismo, porém elas podem sofrer alterações com uso de medicamentos, más alimentação, etc. Mas com a prática de atividade física, essas enzimas são favorecidas, pois o corpo estará trabalhando, sendo assim, teremos a queima de carboidratos e gorduras para gerar energia.
 Por tanto, o treino santo é todo aquele treino que consiga fazer, não é prejudicial à saúde. Que tenha foco em ganhos e uma mente concentrada, sem estresse. A alimentação é crucial também. Nada de quererem treinar de estomago vazio. Isso faz muito mal e acaba com os ganhos musculares, pois para um pré-treino positivo é preciso estar bem alimentado para durante o treino.
 Durante o pré-treino, procure sempre estar bem alimentado para evitar o déficit calórico. E no decorrer do dia e sempre, evite também ter sede, procure sempre se antecipar. Pois quando o organismo sente falta de água, acredite, já houve a desidratação. Tenha hábito de beber muito água durante todo dia e principalmente em tempos quente.
 E finalizando, é muito importante que antes de qualquer atividade física, se tenha uma avaliação médica com antecedência. Isso por que mostrará os exercícios que poderá fazer e vice-versa. Muitos leitores poderiam ter achados que nesta postagem, veriam algo nunca visto, mas digo a todos:
 - A mente é a capacidade de termos bons resultados. Uma mente boa significa saúde mental e ao relaciona-la com boa alimentação, exercícios físicos, teremos: - UM “SUPER HUMANO”, com sistema imunológico forte e disposto.
  
Agradecimentos

 Fico por aqui e espero que todos gostem da matéria e queria agradecer pelos acessos. Quando puderem, seja também membro do blog. Não é difícil, basta cadastrar um email, criar longin e senha. Ajudem a divulgar essa nossa ferramenta. É gratuita! E qualquer coisa, estamos aqui. Conhecimento sempre é bom.
 Por;

Anderson S. Silva
Santa Luzia/MG
Brasil
11/03/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos para postarem aqui suas idéias e sancioanar suas dúvidas. Quanto mais melhor.
Abração.

Anderson S. Silva